segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

PARA TOCAR É SÓ APERTAR

Conversa entre dois amigos os quais desconheço:
(desentendido): - "Guitar Hero"?!?! Não tem nada de heróico em tocar guitarra daquele jeito, ou melhor, tem muito de ilusão nisso tudo.

(com olhar de estranhamento): - Como assim? Puta jogo fera!

(explicando) - Só ser for como jogo mesmo. Mas imagina, é estimulante pensar que aquele play pode te levar, pelo caminho mais simples, a tocar as canções que você gosta sem ter que estudar escalas, localizar notas e desenvolver ritmo. Não é?

- Aí que tá a graça.

- Nem tanto. O jogo pode ser genial, divertido e etc.. Mas pensa, prá quem começa a se interessar por música e descobre o quanto é mais fácil jogar que aprender a tocar? Por que ele vai escolher estudar se ele pode se sentir o Eric Clapton que tá tudo pronto, é só apertar o botão?

- Mas tem que saber separar, jogar é diferente de tocar de verdade.

- Eu sei. Acho até que se a pessoa quer realmente aprender a tocar ela vai procurar o instrumento, o professor e não o jogo. Mas são inúmeras as pessoas que eu já vi desistindo de aprender um instrumento porcausa das dificuldades que o envolvem, agora, com o guitar hero tenho a impressão que este número possa aumentar, principalmente entre os mais jovens.

- Eu não acho isso! A pessoa que tem vontade de aprender guitarra e se satisfaz com o guitar hero é porque ela está se confundindo. O jogo tem características de jogo e traz a música como atrativo, já a música em si envolve pegada, a expressão do artista.

Cláudia do Canto - cacau@alltracks.com.br

5 comentários:

sharch disse...

Isso não tem o menor sentido, ninguém deixa de aprender a tocar um instrumento por causa de um jogo. A menos que você acredite que uma indivíduo possa ser levado a cometer uma carnificina influenciado por um jogo

Anônimo disse...

O Mané!O que é q não tem sentido? Vc precisa aprender a ler prá entender um texto!

Anônimo disse...

Put'z, que exagero! Essa comparação foi meio estranha, você não acha? Não é o jogo que está influenciando a pessoa a não treinar guitarra, a idéia do diálogo exposto no texto é tentar comparar o jogar com o tocar e nele há duas posições diferentes, pois as duas são possíveis.

Anônimo disse...

Nicolau, pega no meu p$%@ idiota :)

Anônimo disse...

Apelou hein N.ethO?

 
Add to Technorati Favorites