terça-feira, 22 de julho de 2008

ALTA FIDELIDADE

O som que você ouve é ou não capaz
de construir estradas musicais? Use a imaginação!

Em que mundo você vive? Como já dizia Muray Schafer, o "filósofo do som", o que ouvimos tem significados extritamente relacionados com o mundo em que vivemos, ou seja, os sons constroem contextos.

Quando comoeçamos nossas vidas, o primeiro som que ouvimos é o do líquido que nos envolve no útero materno. Ao abandonarmos o ventre materno, ainda dentro da paisagem sonora natural, podemos nos sensibilizar com as sequências sonoras dos ventos, das ondas e, mais adiante, as canções dos pássaros que já podem ser ditas como musicas, por possuírem uma estrutura elaborada.

Um pouco mais à frente, pode-se notar os sons da fala humana, como diria Schafer, "o homem harmonizando-se com a paisagem sonora à sua volta". Em que, a impressão é absorvida e a expressão devolvida.

Tudo o que foi dito acima, são sons que ouvimos e podemos separar claramente, devido ao baixo nível de ruído. Eles fazem parte da paisagem sonora, ao qual denominou Schafer, Hi-Fi. Este é o som da paisagem rural, em que os sons se sobrepõem menos frequentemente e há perspectiva.

Assim, como o som Hi-Fi desenha a paisagem do rural, o Lo-Fi esboça o cenário do urbano. Deste modo, o Lo-Fi é um sistema no qual os sinais do som se cruzam e ficam obscurecidos. Este som é razurado, permanentemente, por uma sequência de ruídos. Desta forma, o que ouvimos é mais perturbação do que som.

Agora, creio que fica mais fácil entendermos o nosso próprio gosto musical e a paisagem que habita o nosso inconsciente enquanto ouvimos música. E ai? Você é Hi-Fi, Lo-Fi ou um pouco de cada coisa?

Cláudia do Canto - cacau@alltracks.com.br

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Creio que não é tão simples assim, visto que a maioria das pessoas nasceram e viveram em um ambiente urbano Lo-Fi. Essa alternativa que você levantou só existe na medida em que limpamos os nossos ouvidos para ouvir o mundo de fato. O livro "O Ouvido Pensante" fala mais sobre isso.

 
Add to Technorati Favorites