quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

PERDOEM A IGNORÂNCIA


Willy Sommerfeld. Agora que o incrível pianista, oculto nos filmes de Charlie Chaplin, morreu, sei quem ele é. Pois bem, aquele que colaborava para transformar as cenas dramáticas do cinema mudo, tem este rosto aí. Parece frio e calculista, mas se ele não tivesse morrido eu nunca saberia quem ele era, foi, ou melhor, é, pois para muitos ele nunca deixará de existir.

Willy Sommerfeld: (é claro que ele está no google e hoje é manchete de muitos sites de notícias) - pianista alemão da era do cinema mudo que acompanhou as projeções de filmes de estrelas como Greta Garbo, Charlie Chaplin e Emil Jannings e trabalhou como diretor musical e compositor para vários estúdios e salas de cinema.

Nasceu em 11 de maio de 1904 na agora polonesa Gdansk (que era a então cidade alemã de Danzig) e faleceu em 19 de dezembro de 2007.

Quem quiser saber mais sobre a estrela, veja o filme "The Sounds of Silence".

Cláudia do Canto - cacau@alltracks.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Triste notícia...
Ótima lembrança...
Para mim parece mais triste que o normal pois estrearei neste mês de janeiro, um espetáculo infantil que foi estéticamente influenciado pelos filmes do Chaplin e do Buster Keaton...
Pesquisei por meses a trilha que se usava para compor a minha, e descobri a importância técnica que tinham...Sem a trilha aqueles filmes não existiriam...A trilha era sem dúvida pelo menos 50% da obra.
Bem, temos que agradecer a existência dele...e é pena alguns não serem eternos...

 
Add to Technorati Favorites